Voltar

Ferramentas de Organização Pessoal

Dicas para gerenciar o seu tempo
12/11/19   |   Nayara Silva
Whatsapp image 2019 11 11 at 23.30.35
Nós da CJR temos que equilibrar o trabalho na empresa, o curso na UnB, e às vezes até mesmo o estágio. Por isso sabemos como é difícil manter uma rotina e atender todos os nossos compromissos. Para dar conta disso, utilizamos várias ferramentas de organização que acreditamos que também possam ajudar outros estudantes ou programadores. Por isso, se você precisa de ajuda para organizar seu tempo, lembrar suas tarefas ou daquele aviso sobre um compromisso, esse artigo é pra você.

Toggl

A primeira ferramenta tem haver com gerenciamento de tempo. Às vezes você acha que gasta tempo demais em uma tarefa e deixa as outras de lado? Ou talvez você e seu time precisem de um jeito de marcar o tempo de trabalho em seus projetos? Toggl te permite não apenas gravar o tempo que você usa para fazer uma tarefa, mas também classificar seus projetos por clientes, times e até mesmo indicar quais estão ativos ou finalizados.

Ele também possui opções de configurações que você pode alterar para ele te avisar quando parar sua atividade, muito útil se você é adepto do método pomodoro!

Toggl conta com um aplicativo para desktop, mas também para celulares IOS e Android.

Clockify

E aqui temos um concorrente do Toggl. Clockify também é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode marcar seu tempo. Recomendado para equipes maiores, Clockify oferece uma maior facilidade de acompanhar as horas trabalhadas dos membros do seu time, te fornecendo relatórios semanais, mensais ou diários sobre ele. O Clockify também te oferece a possibilidade de distinguir seus projetos entre pagos e não pagos, além da marcação por projeto e de marcadores personalizáveis.

Também contém aplicativo para Android, relativamente novo.

Google Calendar / Google Agenda

Esse é um clássico e muitas vezes subestimado por isso. O Google Agenda te permite criar eventos e lembretes, além de marcar o aniversário de todo mundo de sua lista de emails. Ao criar um evento ele também te permite convidar pessoas para participarem dele, sendo uma ótima ferramenta para marcar reuniões de trabalho. Também é possível sincronizar sua agenda com a de seus contatos, o que facilita na hora de checar seus horários em comum.

Além disso, se você é usuário de Android receberá sempre as notificações de seus eventos por email, o que é ótimo para não perder um compromisso.

Já se você usa sistema IOS, é possível sincronizar o Apple Calendar com o Google Calendar, apesar de algumas funcionalidades ficarem de fora, e você pode aprender a como fazer isso aqui.

Trello

Essa ferramenta te permite criar várias listas de tarefas que são separadas em diversos quadros. Dessa forma você pode ter um quadro para tarefas de casa, da escola, até mesmo da empresa. Assim você e seus colegas podem compartilhar um mesmo quadro e dividir o trabalho em cards de tarefas, pois o Trello te permite marcar outros usuários em seus cards. Mesmo que você não tenha um time, o Trello é muito útil como lista de afazeres. Cada afazer é colocada em um card, onde podem ser adicionadas imagens e até mesmo a data final para que o card seja completado. Você pode marcá-lo como finalizado ou atrasado.

Essas são as principais ferramentas que nós usamos aqui na CJR. Há muitas outras que também podem te ajudar como Google Keep, Evernote ou Habitica.

Lembre-se: é sempre importante procurar pela ferramenta de organização que funcione melhor para você, aquela com a qual se sente mais confortável!

Sobre o autor:

Nayara Silva
Consultora de Imagem e Publicidade

Oi, eu sou a Nayara! Gosto muito de desenhar :)