Voltar

Tá, mas o que é uma Empresa Júnior?

Surgiu aquela dúvida sobre o que é uma EJ?
12/11/19   |   Nayara Silva
7da91fc0 e0a4 4f52 b280 b2efb7bee57c

Aqui no blog da CJR nós já contamos um pouco para vocês como equilibramos Empresa Júnior e faculdade, ou como a EJ influenciou em nossas vidas. Hoje, nós tentamos explicar de uma maneira mais prática o que é uma Empresa Júnior.

Uma Empresa Júnior é uma empresa sem fins lucrativos. Ela deve ser criada pelos alunos da devida universidade e ela é também gerida por esses alunos. Isso significa que do presidente à equipe de marketing todos os funcionários da EJ são estudantes.

Tá, mas qual o objetivo de uma EJ? As Empresas Júniores tem como um dos principais objetivos fomentar o empreendedorismo e a capacitação dos seus membros. O que na prática significa isso?

A parte do empreendedorismo: Como a EJ é gerida pelos próprios alunos, o aluno participante da EJ entra em contato com os processos básicos sobre como organizar uma empresa e ele tem a chance na prática de gerenciar áreas da empresa. Dessa forma para que uma EJ prospere, seus membros devem aprender habilidades de diversas áreas como organização empresarial, marketing e finanças.

Nesse sentido, as chamadas soft skills também são desenvolvidas por membros de EJ’s pois eles precisam vender seus produtos, negociar com clientes e conversar com membros de outras empresas(o famoso bench) para assim descobrir não só como gerenciar a própria EJ, mas fazê-la prosperar.

Assim, o aluno que se envolve com uma Empresa Júnior acaba desenvolvendo habilidades de liderança e ganhando conhecimento sobre empreendedorismo.

Sobre a capacitação: o membro de uma EJ também atua na área de sua formação. Como?

Uma Empresa Júnior fornece serviços ligados ao curso ao qual ela está vinculada, no caso da CJR, nós oferecemos sistemas web, sites e aplicativos. Há EJs de arquitetura e engenharia que oferecem consultoria, e empresas de publicidade ou design que oferecem serviços de mídia. Dessa forma, o membro da EJ não apenas ajuda a gerir a empresa como também tem a oportunidade de atuar em projetos práticos em sua área. Portanto, para muitas pessoas a EJ serve como uma primeira experiência no mercado de trabalho, em uma época onde, como sabemos, até estágios já exigem experiência de seus estagiários…

Como uma empresa sem fins lucrativos e de caráter educador, a EJ pode oferecer seus produtos a preços relativamente abaixo do mercado. Isso beneficia a sociedade pois incentiva uma concorrência com empresas estabelecidas e fornece opções a consumidores que não tem condições de arcar com o preço de Empresas Seniores.

Mas o que a EJ faz com o dinheiro dos clientes? A EJ busca reinvestir o dinheiro na capacitação de seus membros, arcando às vezes com equipamentos ou cursos que auxiliem na formação dos alunos da universidade.

E as Empresas Júniores são legalizadas? Como elas se organizam?

As Empresas Júniores são legalizadas em diversos países, no Brasil o assunto é tratado pela Lei 13.267. A organização interna de cada empresa júnior depende normalmente de sua gestão atual. Aqui no blog já falamos sobre o que é o MEJ e como ele surgiu. Você pode acessar esse texto clicando aqui.

Sobre o autor:

Nayara Silva
Consultora de Imagem e Publicidade

Oi, eu sou a Nayara! Gosto muito de desenhar :)