Voltar

Recursos educacionais gratuitos

Quer aprender em casa sem gastar nada?
28/04/20   |   Brenno Cordeiro
Nick morrison fhnnjk1yj7y unsplash
 Uma revolução na educação está acontecendo. Aprender não é mais um artigo de luxo, caro, inacessível e difícil. A educação agora é self-service, onde os estudantes montam seu próprio currículo "faça-você-mesmo" de um menu de opções. Se quer se manter atualizado, continuar relevante no seu cargo, ou até mesmo dar um 180 na sua carreira, aproveite essas fontes para dar um passo inicial sem gastar nada. 


Como escrito em seu site, Khan Academy busca levar educação gratuito e acessível para todos. Uma organização que começou com Salman Khan fazendo vídeo-aulas para sua prima, cresceu para se tornar uma grande divulgadora de conhecimento. Há diversos tópicos de aprendizagem disponíveis, incluindo programação.
Tags: programação, português

Quando o Coursera foi lançado em 2012, sua missão também era de disponibilizar educação grátis para todo. Eventualmente, o dinheiro apareceu e a plataforma adotou um sistema de monetização. Porém, alguns cursos de grandes universidades ainda são disponibilizados gratuitamente na plataforma, alguns com legenda em português.
tags: business, português, universidades, soft-skills

Com a missão de ajudar as pessoas a aprender código gratuitamente, o freeCodeCamp é umas das melhores fontes gratuitas para aprender a programar. O site oferece cursos de desenvolvimento web, responsividade, data science, infraestrutura e micro-servios e muitos outros. Até o momento, os cursos estão disponíveis apenas em inglês.
tags: programação

Com um plano de aprendizagem gratuito, o ateliê digital do Google oferece cursos gratuitos de marketing digital, mídias sociais, e-commerce, e outros para ajudar você e a sua empresa. Muitos dos cursos estão disponíveis em português e oferecem certificado após a sua conclusão.
tags: business, português, soft-skills

Fundada pelo MIT e Harvard, edX é uma plataforma sem fins lucrativos que traz cursos de diversas universidades bem ranqueadas de todo o mundo. Com mais de 120 instituições parceiras, a plataforma oferece cursos em todas as áreas do conhecimento.
tags: universidades



BÔNUS: Curadorias de conteúdos sobre aprendizado
  1. karlhorky/learn-to-program — Uma lista com o intuito de ser um conjunto curador de recursos educacionais de alta qualidade. A disponibilidade de conteúdo gratuito na plataforma é destacada juntamente com os principais tópicos abordados.
  2. sindresorhus/awesome — Curadoria de listas incríveis sobre os mais diversos tópicos.
  3. r/learnprogramming — Um subreddit para todas as questões relacionadas à programação em qualquer linguagem.
  4. rsapkf/goodies — Lista de cursos sobre tecnologia em diversas plataformas.


Sobre o autor:

Brenno Cordeiro
Coordenador de Mídias Sociais

Olá, eu sou o Brenno! Desenvolvo apps, música e brownies veganos.