Voltar

Discord como plataforma de Home Office

Mantendo seu time conectado em meio a pandemia
21/10/20   |   Lucas Ramalho
Design sem nome
Mantendo seu time conectado em meio a pandemia 😷:

Em tempos de home office, manter a o time alinhado e conectado. São tempos difíceis e precisamos estar mais atentos à saúde mental das pessoas, manter um  bom contato com os colegas e ter uma rotina mais próxima da antiga realidade pode ajuda a manter uma boa saúde mental e melhorar o desempenhos do seu time. 
Existem diversas ferramentas no mercado que possibilitam essas interações online mais voltadas em reuniões ou encontros formais, por outro lado temos o discord, uma plataforma que vem de uma realidade mais informal e buscava conectar as pessoas. 

Blz, mas o que é o Discord ?

    É uma plataforma em que se pode ter conversas por vídeo, chamada, texto ou todos ao mesmo tempo. Um dos principais benefícios dele é a facilidade de criar um servidor para o seu time e dentro do servidor criar diversos canais com diversos propósitos e diferentes autorizações. Por ser uma plataforma ainda em uma crescente tem constante suporte e atualizações para melhoria do serviço.

Tá mas e eu com isso? 🤔

    Bom, para nós da CJR o discord se tornou o principal meio de comunicação entre os membros neste período de pandemia e de home office, principalmente por ser uma plataforma de fácil acesso a praticamente todos, já que pode ser baixado no Linux, Windows, Mac ou até mesmo no seu celular, mas caso não queria baixar o programa você pode utilizá-lo no seu navegador. Mas não só acessível o discord permite a criação de chats de voz e texto em um modelo muito parecido com o Slack, podendo ter diversos chats direcionados. Um uso que damos para essa funcionalidade na CJR,  cada núcleo tem o seu chat onde somente quem pertence ao núcleo tem acesso, podendo assim ter votações sobre tópicos mais fechados ao núcleo e algumas validações por texto.
    No chat do discord também podemos compartilhar arquivos de diversas extensões, agendas, vídeos entre outros. Essa versatilidade ajuda bastante na organização de informações e reuniões. E falando em reuniões a única reunião que não fazemos no discord atualmente é a Reunião Geral que é com toda empresa e precisa de um maior controle da quantidade dos membros presentes e reuniões com terceiros à empresa, de resto o discord facilita muito as reuniões de alinhamento, reuniões de núcleo e reuniões para descontrair com colegas.

    É interessante ressaltar que o discord tem integrações com diversas aplicações como slack, google drive e google calendar tornando ainda mais fácil o alinhamento entre os membros da empresa, e também bots, sim bots! Usamos principalmente bots de música para ajudar na descontração ou utilização em dinâmicas, dessa forma a música é escutada por todas de forma síncrona, mas cada um pode regular o volume do bot da maneira que preferir ou até mesmo silenciar o bot caso não esteja no clima. 
    O mesmo vale para as vídeo conferências, muitas vezes pedíamos para não ligar as câmeras para não sobrecarregar a internet de algum membro, mas no discord quem tiver uma conexão mais fraca pode desligar o vídeo só para ele, melhorando assim a sua experiência. O discord possibilitou que fizéssemos a nossa integração anual em que temos uma imersão com trainees e membros da CJR, fazendo dinâmicas em múltiplas plataformas com divisão de grupos dentro do discord. Essa imersão consideramos um sucesso  pelo resultado e engajamento dos membros que foi muito bom! Membros alinhadíssimos com o propósito da empresa!

É possível também criar cargos que têm diferentes privilégios facilitando o gerenciamento dos canais. Podem ter canais que podem ser restritos a certos cargos, por exemplo, tem um canal que só quem tem acesso é a DIREX, diretores da CJR. Esse tipo configuração é feita com uma certa facilidade, então não se preocupe 😄


Festinhas e Happy Hour 🍻

    Sim! É muito importante manter a cultura de descontração e interação fora do ambiente da empresa entre os membros, e isso tem sido bem orgânico por conta do discord. Temos um canal extra oficial onde geralmente correm festinhas, o famoso happy hour, comemorações e todo tipo de jogatinas ! E é aí que os bots entram novamente, eles podem animar ainda mais a festa, e qualquer um pode ser o DJ, o que pode ser perigoso 😯

Ps: Com o começo da pandemia e o crescimento da utilização do discord em maio deste ano, a plataforma fez algumas melhorias nas videoconferências melhorando o desempenho em todos os dispositivos, pode-se suportar mais membros por sala.

Sobre o autor:

Lucas Ramalho
Coordenador de Conteúdo

Olá, sou Lucas, curto a área de Data Science, IA e fazer uns pães =D