Voltar

MEJ e o poder da Rede

Como o MEJ impacta o Brasil
03/12/20   |   Lucas Ramalho
Mej
Aqui no nosso blog já falamos algumas vezes sobre empresa júnior e também sobre o Movimento Empresa Júnior, nesse artigo vamos mostrar a importância desse movimento e como ele impacta o Brasil.

Caso não tenha lido os outros artigos, dê uma olhada nas nossas outras postagens 😄, vou dar um resumo para contextualizar este artigo.

O MEJ é o Movimento Empresa Júnior, é um movimento global que nasceu na França com o intuito de aproximar jovens ao mercado de trabalho e possibilitar experiências além da acadêmica. Já a empresa júnior presta serviços reais com projetos reais, para pessoas reais. Os membros dessas empresas juniores são estudantes da universidade. O serviço prestado ou produto oferecido pela empresa júnior está relacionado com o curso, ou cursos,  que estão relacionados a essa empresa.

No Brasil existem algumas entidades que são muito importantes para caracterizar a rede do MEJ, que são a Brasil Júnior, federações (ex: concentro, SPjr, Unijr Ba) e núcleos. Elas são responsáveis no movimento respectivamente no escopo nacional, estadual e municipal. Com exceção da concentro que é distrital e não tem núcleos.
    
    A partir de 2004 a Brasil Júnior passou a unificar as empresas em busca de um propósito maior criando um Planejamento Estratégico para a rede, um guia para o MEJ. O Planejamento Estratégico da Rede surgiu a partir de uma construção colaborativa com a Rede e liderada pela Brasil Júnior e é um direcionador estratégico do Movimento Empresa Júnior que tem como objetivo alinhar o propósito do MEJ, compartilhar objetivos e integrar as atuações das instâncias.
    Através desse sentimento de unicidade e através de capacitações para as mais de 1300 empresa juniores em todo o Brasil que já movimentaram quase 50 milhões de reais no ano de 2020. Esses resultados expressivos em um ano tão atípico e desafiador mostram que as conexões com uma diversidade tão grande de empresas que surgem dentro do MEJ podem superar qualquer desafio.
    
    Dentro da empresa júnior temos diversos desafios, um deles é pegar ideias e sonhos transformá-las em realidade de uma forma que impacte o Brasil positivamente, por isso procuramos ficar mais atentos a projetos que estão alinhados com alguma ODS. As ODS são Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, são 17 objetivos que englobam ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. A ODS e o seu alinhamento com o MEJ é muito importante para o objetivo final do MEJ que é melhorar o Brasil.

    É com esse trabalho, e com uma rede enorme de estudantes, capacitados e empenhados, que conquistamos todos os estados do país com uma geração que não tem medo de chamar a responsabilidade de mudar o Brasil.

Sobre o autor:

Lucas Ramalho
Coordenador de Conteúdo

Olá, sou Lucas, curto a área de Data Science, IA e fazer uns pães =D