Voltar

Dicionário do MEJ

Expressões comuns no Movimento Empresa Júnior o que elas significam
02/03/21   |   Lucas Ramalho
Blog3
No nosso post anterior falamos sobre algumas expressões, aqui vamos complementar com duas que são muito comuns e que acontecem com uma certa frequência no meio empresarial ou no movimento empresa júnior.

Pivotar, um termo que poderia ser do vôlei, mas vem do termo em inglês pivot que significa girar. Esse termo é muito utilizado no meio empresarial, principalmente entre startups e empresas pequenas, é usado quando a empresa mantém a sua base mas muda o seu modelo de negócio ou o ramo que está usando. Isso ocorre com uma frequência maior entre as startups por serem empresas pequenas que ainda estão testando o seu modelo de negócio. Se não há aceitação no mercado pelo produto oferecido por uma empresa, ela então tem que considerar se “pivotar”.

Agora pivotando o rumo do nosso texto, vamos falar mais sobre termos e abreviações que usamos com uma grande frequência no meio das empresas juniores.
Oi, podemos fazer um bench sobre uso de emoji na empresa?” Essa é uma pergunta que ouvimos muito, ou deveríamos ouvir. Mas e se a pessoa é pega de surpresa e não sabe o que é bench? Bench é o mesmo que benchmarking, mas cuidado para não confundir com o mesmo termo na área de tecnologia.
Fazer um bench é fazer um estudo de novas práticas ou processos com outras empresas que já fazem o que você está procurando ou tem maior experiência. Dessa forma você pode ter mais certeza sobre a implementação de um certo produto, serviço ou de um novo processo dentro da empresa.

Um termo que já usamos algumas vezes aqui e talvez você já saiba tenha uma certa familiaridade é “EJ” que significa Empresa Júnior. Essas EJs fazem parte de um movimento mundial que aqui chamamos de MEJ, que é a abreviação de Movimento Empresa Júnior. No MEJ temos dois grandes eventos que são os principais pra nós, o ENEJ e o JEWC. 
O ENEJ é o Encontro Nacional de Empresas Juniores, evento anual que ocorre em alguma cidade brasileira que foi escolhida. Nesse evento todas as empresas do Brasil se reúnem em alguns dias de evento para trocarem o máximo de experiências possíveis, serem capacitadas e termos contatos com empresas sêniores que apoiam o evento.
O JEWC (Junior Enterprise World Conference) é o Encontro Internacional de Empresas Juniores tem o mesmo objetivo que o ENEJ porém ocorre em uma cidade selecionada no Mundo, onde tem empresas juniores atuando. Uma pequena curiosidade, a Brasil Júnior é a confederação que tem mais empresas juniores no mundo!

Falando de Brasil Júnior tem dois termos que aparecem em nossas métricas. Na esfera menor falamos muito de Cluster, eles são divididos em 5 níveis, cada nível tem as suas forças e fraquezas que caracterizam o momento no qual a EJ está passando. Essa Clusterização é importante para entendermos como as Empresas juniores estão e quais os principais problemas que elas estão enfrentando, o que é ótimo para saber com quem fazer um bom Bench sobre certo tópico. 
Por último mas não menos importante, temos as IES, Instituições de Ensino Superior, que são as faculdades, fala-se delas no MEJ por ser uma de suas métricas de sucesso, pois um dos nossos objetivos é ter um Brasil mais empreendedor, e uma das metas para alcançarmos isso é chegando cada vez em mais faculdades e em mais estados.

Sobre o autor:

Lucas Ramalho
Coordenador de Conteúdo

Olá, sou Lucas, curto a área de Data Science, IA e fazer uns pães =D