Voltar

Um desafio, como conciliar a faculdade com a empresa júnior

13/10/19   |   Lucas Ribas
Clock

A universidade nos proporciona várias oportunidades ao longo da jornada acadêmica, e uma delas é a chance de ingressar em uma empresa Júnior. Entretanto na maioria das vezes essa decisão é tomada por muitos sem pensar no ponto mais importante para um estudante universitário, o tempo, não culpo vocês, ter a chance de participar de uma empresa júnior é quase que uma obrigação de um graduando em termos de oportunidade, os amigos que ficam para a vida inteira, a chance de participar de projetos reais com clientes reais botando tudo que você está aprendendo em prática, desenvolver suas habilidades de liderança, comunicação, gestão de negócios, as conferencias com outras EJs trocando experiências, e é claros as festinhas que não se pode deixar de lado.

Todos sabemos como é passar noites em claro para entregar um trabalho ou estudar para aquela prova difícil, e adicionar o cotidiano de tarefas de um empreendedor Júnior a essa rotina pode ser um trabalho um tanto complicado. E é por isso que vou ajudar vocês a controlar melhor o tempo gasto e a poder realizar todas as tarefas sem maiores complicações.

O primeiro passo é definir suas prioridades, você deve estipular e determinar focos pois se você não souber para onde vai não vai haver nenhuma motivação, e por consequência não conseguirá realizar nenhuma tarefa com eficiência. Uma coisa que deve ser entendida é a gestão de tempo associada a retirar atividades que não são prioridades de sua agenda. Cada pessoa tem uma maneira diferente de fazer isso, por isso não se prenda a moldes e use o que aprender aqui apenas como um norte para seus planos.

Primeiro de tudo, divida suas tarefas em tipos

- Importantes

- Urgentes

- Circunstanciais

As tarefas importantes são aquelas que podem ter um impacto grande em suas metas, mas o tempo de entrega é maior em comparação com as outras. As urgentes são as que aparecem repentinamente e como consequência deve ser realizada às pressas podendo afetar de maneira negativa a realização das outras tarefas. E por fim as circunstanciais que não causam grande impacto e podem ser realizadas aos poucos em um tempo coerente.

O grande “macete do fusquete” de dividir suas tarefas em categorias é se organizar para que sempre haja menos tarefas urgentes e mais tarefas importantes, assim você vai evitar meter os “pés pelas mãos” e conseguirá melhorar seu desempenho. Uma dica que muitos empreendedores juniores conhecem em seu dia a dia empresarial é o Trello, mas a maioria o usa apenas no âmbito da empresarial e não para o uso pessoal. Use o Trello no seu dia a dia para qualquer tarefa, desde ler quinze páginas de um livro a um projeto acadêmico.

Segundo passo, tenha um planejamento mensal, semanal ou diário. Um bom método é listar todas as suas tarefas que devem ser realizadas no mês, semana ou dia e aliar isso a divisão de categorias vista no início do artigo. Essas tarefas podem ser um compromisso acadêmico ou algum compromisso fixo,as aulas e reuniões, e também estipular um prazo para cada uma delas. Isso fará sua mente entender melhor o que tem que fazer e também vai evitar aquela ansiedade de ter que resolver todos os problemas do mundo em 1 dia. O Google agenda se encaixa bem e consegue dar conta do recado.

Terceiro passo, mantenha seu ambiente físico e virtual organizado. Saber onde esta cada arquivo importante tanto físico quanto virtual pode poupar muito tempo em seu dia a dia e com isso você pode realizar as tarefas que realmente importam. Uma boa maneira de fazer isso é separar materiais da graduação, da EJ e de outras atividades com cores diferentes para facilitar a visualização, assim poupando tempo em procurá-los. Faça isso também no seu E-mail , gavetas do quarto, caderno e até em anotações no celular.

Quarto e último passo digamos que o mais importante, reserve um tempo para você. Todo esse trabalho não pode ser feito se você não estiver de bem consigo mesmo, com a mente calma e feliz, por isso é importante equilibrar sua vida pessoal e profissional. Tire um tempo para você mesmo, realizando tarefas que tornam seu dia mais feliz, seja praticando exercícios, assistindo uma série, uma resenha com amigos, ou até mesmo parar um tempo para olhar para o céu a noite e observar as estrelas.

Uma ferramenta que pode te ajudar a achar um “centro” é a roda da vida, aprendam como usar através do link:

https://www.napratica.org.br/roda-da-vida

Analise bem essas dicas e veja o que se encaixa melhor para você. Faça bom proveito e bons estudos!!!

Sobre o autor:

Lucas Ribas
Consultor de Imagem e Publicidade

Oi, eu sou o Lucas!