Voltar

MEJ: O que é esse Movimento?

Um movimento transformador para muitos universitários, no Brasil e no Mundo
05/11/19   |   Lucas Ribas
Nasa q1p7bh3shj8 unsplash
Se você já teve algum contato com algum empresário júnior, você muito provavelmente ouviu falar do MEJ. Talvez você até entenda ele como algo que engloba todas as empresas juníores. Nós já falamos aqui sobre o que é uma Empresa Júnior. Hoje, nós da CJR vamos falar um pouquinho mais sobre o que é o MEJ.

MEJ se estende por Movimento Empresa Júnior. É através do MEJ que são formadas as empresas júniores, mas o que quer esse movimento?

O objetivo do MEJ é formar empreendedores para transformar a cultura empreendedora do país, tornando-o mais competitivo e melhorando a qualidade de nossas empresas e universidades.

Uma Rápida História

Você já deve ter ouvido falar que os alunos das universidades não são preparados para atuar no mercado. Foi exatamente esse o problema que deu origem ao MEJ, que nasceu na França em 1967, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais. O movimento tinha como objetivo ensinar os alunos a utilizarem as ferramentas usadas no mercado de trabalho no qual eles atuariam.

Assim surgiu a primeira Empresa Júnior que além de ensinar ferramentas, buscou aproximar o meio acadêmico do mercado de trabalho e assim acabou fomentando o espírito empreendedor de seus membros.

O movimento chegou ao Brasil depois de começar a se espalhar por outros países no ano de 1988. O MEJ Brasil é atualmente um dos maiores movimentos, em 2017 já havia mais de 600 Empresas Juniores Federadas no país.

Valores

Entre os principais valores do MEJ estão o compromisso com resultados, postura empreendedora e a transparência.

Organização

Para atingir todos esses objetivos o movimento se organiza em uma rede, para assim poder ter uma noção sobre as Empresas Juniores no País e poder oferecer suporte a elas.

A parte central dessa rede pode ser vista como a Brasil Junior, A Confederação Brasileira de empresas juniores. Ela é responsável pelas empresas juniores em território nacional, sendo a responsável por regulamentar as EJ’s. Ela também é responsável pela integração das EJ’s, sendo a organizadora de eventos a nível nacional, como o ENEJ.

Logo depois da Brasil Junior vêm as Federações que são responsáveis pelas EJ’s a nível estadual. No caso da CJR, nossa Federação é a Concentro, Federação das Empresas Juniores no Distrito Federal. Eles fazem um acompanhamento mais próximo às EJ’s, fornecendo suporte, cuidando da federação de EJ’s em criação e também promovendo a integração de seus membros através de eventos estaduais.

O tópico ainda se estende, mas esperamos que com esse artigo você tenha uma melhor noção sobre o que é o MEJ e como ele funciona. Para mais informações, seguem alguns links e referências:




Sobre o autor:

Lucas Ribas
Consultor de Imagem e Publicidade

Oi, eu sou o Lucas!